13 November, 2018, 03:12

Qual espumante combina com você? Faça o Teste e Descubra

Muitos falam que são verdadeiros amantes de champanhe, mas realmente entendem a sua produção? Neste teste você vai descobrir qual o espumante que mais combina com você.

 Quer outros testes? Clique aqui para saber se você é um verdadeiro amante de vinhos.

As uvas base para a champanhe são:

Os vinhos-base para a champanhe são elaborados com a mescla de uvas tintas e brancas, vinificadas como branco. As únicas variedades permitidas pela lei francesa são as escuras Pinot Noir e Pinot Meunier e a clara Chardonnay.

Quais são os métodos de produção de vinhos espumantes?

Existem basicamente quatro tipos de elaboração de vinhos espumantes naturais, isto é, aqueles cujo gás carbônico seja reultante unicamente da fermentação alcoólica: método champenoise, método de transvaso, processo charmat e processo Asti.

O método champenoise

é o processo utilizado obrigatóriamente na região francesa de Champagne e também em outras zonas, Brasil inclusive. É o método mais caro de produção de espumantes, talvez por isso os melhores espumantes do mundo, encontram-se nesse segmento. Espumantes que usam o processo champenoise: champanhe, cava, crémant, US Sparkling Wine, Método Clássico (Itália), Cap Classique (África do Sul).

O prosecco harmoniza com

carnes curadas e aperitivos com frutas, como melão com presunto. O prosecco também combina com pratos asiáticos de peso médio como o pad thai e macarrão de arroz vietnamita.

O Prosecco

é um vinho espumante originário do nordeste da Itália. Normalmente produzido utilizando o método de tanque, empregando o econômico processo charmat.

Lambrusco

é o nome de mais de dez uvas nativas. Cada qual com características únicas. Produzem espumantes com notas de morango, cereja, ruibarbo e hibisco, podendo ser seco, demi-sec ou doce

Qual é o apelido da Veuve Cliqcuot?

Após a morte do marido, a viúva Cliqcuot concentrou o foco da família inteiramente na produção da champanhe Veuve Clicquot, transformando o império que conhecemos hoje. Os íntimos da bebida a chamam de viuvinha.

A perlage (borbulhas)

perlage são as borbulhas do espumante e que basicamente diferenciam os métodos de produção, sendo fina ou mais grossa. Quando a garrafa é aberta, o dióxido de carbono dissolvido provoca o borbulhar do espumante. Para amantes de champanhe, é super importante que tenham consistência, estejam em tamanhos pequenos e com pressão de 6-7 atmosferas.

Gostou do resultado sobre seu tipo de espumante?

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Vamos fazer esse site ser divulgado de maneira divertida 🙂

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: