13 December, 2019, 01:46

Poças Apresenta o Poças 1918, em homenagem aos 100 anos da viníciola

Na Confraria do mestre Carlos Cabral, conheci o Poças 1918, um vinho do Porto de 100 anos que nasceu para celebrar a idade da Poças Wines. 

Um pouco de história…

O Vinho do Porto Muito Velho chegou à Poças quando o fundador da empresa, Manoel Domingues Poças Júnior, recebeu a Quinta das Quartas como pagamento de uma dívida.

Entre o espólio entregue, havia um lote de Vinhos do Porto. Na época foi guardado e tem hoje completa 100 anos.

Esse lote de Vinhos do Porto é que deu origem ao Poças 1918, com apenas 100 unidades e com uma apresentação em uma caixa de madeira, de design inspirado na antiga licoreira do fundador da Poças.

Pedro Poças Pintão, diretor de marketing e comunicação da Poças

Para Pedro Poças Pintão, diretor de marketing e comunicação da Poças, o lançamento do Vinho do Porto Poças 1918 dá razão ao fundador da empresa:

“Há um novo entusiasmo pelos tawnies velhos. Para alguém, como o meu bisavô, que defendeu sempre a valorização deste estilo de vinho, que durante muito tempo foi preterido em relação ao Porto ruby de qualidade superior, a edição do Poças 1918 é um momento prestigiante”.

Minha percepção

O Poças 1918 me despertou uma curiosidade sem tamanho e eu realmente fui surpreendida no paladar.

Por sua idade, é normal que ele tenha uma coloração terrosa e um aroma e paladar maduros, lembrando notas de frutas negras em compotas ou até mesmo toques acarvalhados das barricas.

Porém a surpresa vem no paladar.

O Poças 1918 é um vinho do Porto complexo e bem persistente na boca, mas é fresco, com uma acidez marcante e vibrante, que entra em equilíbrio com a doçura e resulta em um Porto único, refrescante e especial.

É um vinho para ocasiões merecedoras. O valor? EUR 4.500,00 por garrafa. Caso seja importado ao Brasil, ficará na faixa dos R$ 40.000,00

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *