17 June, 2019, 05:10

Planejar a Viagem, Por Onde Começar?

Você sabe por onde começar a planejar a viagem? Antes de escolher até o destino, pense em que tipo de viagem você quer fazer e qual a época do ano que você pretende ir, lembrando sempre que as temperaturas e chuvas podem acabar com seus planos.

Hoje fiz um bê-a-bá que vai te mostrar como eu pesquiso as minhas viagens e roteiros de programas.

Tipo de Viagem

Começando pelo básico, pense no tipo de viagem que você quer fazer, se é luxosa ou econômica, gastronômica, cultural ou de aventuras, romântica ou em família, para festejar ou para relaxar. Claro que você pode fazer um pouquinho de tudo – sempre que eu viajo, eu misturo programas que vão do luxo ao econômico, mas é sempre bom ter um foco para definir para onde você vai.

planejar a viagem luxosa ou econômica, gastronômica, cultural ou de aventuras, romântica ou em família, para festejar ou para relaxar

Escolhendo o tipo de viagem, principalmente a parte econômica, já é uma grande decisão na hora de planejar a viagem. Com isso, você já lista todos os destinos que fazem sentido ao que você busca e já consegue limitar os valores que irá gastar.

Aventura > Esquiar > Inverno com Sol e Neve > Cidades Montanhosas com Estações > Hotéis/Resorts de Skii

Época do ano

Caso surja a oportunidade de viajar nos próximos dias, não vá para o primeiro lugar que você deseja. Dependendo para onde você vai, é sempre importante planejar a viagem com base no clima da estação.

Não adianta ir para a Tailândia na época das monções pois só irá chover, África do Sul no alto inverno, já que os animais migram e os leões estão magros ou mesmo ir esquiar em Bariloche no verão argentino, pois você não encontrará neve nas montanhas.

Antes de planejar a viagem, pesquise o destino desejado em sites como Best Time To Go ou Best Time To Visit. Eles são bem simples, mas já te dão uma noção do tempo na época que você planeja ir. Pessoalmente, gosto muito do Audley Travel que já te dá noções rápidas mês a mês – até mesmo se tem algum evento especial que poderá encarecer os hotéis.

Lembre sempre que a temperatura altera se você for pra outro hemisfério (outono > primavera / verão > inverno) mas, quanto mais perto dos pólos você viajar, mais frio será o país que você for e quanto mais perto da linha do equador, mais quente ele será (independente da estação do ano). Isto quer dizer: se você vai pra Miami/EUA no inverno, poderá estar fresco, já que a cidade esta mais perta da linha do equador do que Chicago ou Seattle/EUA, que vão estar com temperaturas negativas.

Escolha de destino e como chegar

Se você já viu a temperatura dos lugares desejados e deu o ok para o destino da sua viagem, é a hora de se programar como você vai chegar até lá.  Pesquise vôos, trens e até mesmo a possibilidade de locação de carro entre cidades.

Um exemplo meu: em maio vamos para Orlando/EUA, porém os vôos diretos de São Paulo estavam caríssimos. Quando pesquisamos vôos para outras cidades, percebemos que os vôos diretos para Miami estavam a metade do preço. Resolvemos alugar um carro SUV por US$ 27/dia e fazer o trajeto Miami – Orlando dirigindo.

A ideia de dirigir entre uma cidade e outra após um vôo longo é válido para quem topa este tipo de aventura, rsrs. Mas vale considerar esta opção, pois economizamos em torno de R$ 2.000.

Pesquise aeroportos perto das cidades que você vai viajar. Aplicativos como Skyscanner são uma excelente opção para viagens programadas com bastante tempo.

Roteiros

Agora que você tem a data, destino e sabe como chegar, é a hora mais legal: programar o que você vai fazer nestes lugares. Sites como TripAdvisor vão te dar dicas de lugares bacanas avaliados por outros viajantes, mas os meus favoritos são o AirBnB Experiences e o Inspirock que planejam a sua viagem com experiências únicas e diferentes.

Blogs especializados em viagens, como o Vamos pra Onde da Raquel e Viagem & Gastronomia, da Dani Filomeno tem dicas mais detalhadas e experiências de pessoas que podem ter o mesmo gosto que você.

Caso queiram me prestigiar 🙂 🙂 🙂 aqui no site também tem várias dicas bacanas com a minha opinião. A maioria voltada para uma viagem gastronômica a dois, luxuosa, mas ao mesmo tempo econômica!

Veja aqui as minhas dicas sobre viagens.

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *