12 December, 2019, 07:43

Os Vinhos de John Duval e Felipe Tosso

Em uma degustação no restaurante Figueira Rubayat, conheci o trabalho dos enólogos John Duval e Felipe Tosso, das vinícolas John Duval Wines e Ventisquero, respectivamente.

John Duval é australiano e foi o produtor de longa data da Penfolds (de 1974 a 2002), antes de iniciar a John Duval Wines. Já Felipe Tosso, é enólogo-chefe da Viña Ventisquero, com passagem pela Concha Y Toro.

Há 15 anos os dois enólogos começaram a trabalhar juntos no projeto e, tudo começou quando Felipe Tosso ligou para John Duval e propôs uma parceria para desenvolver a linha Pangea Syrah, da região de Apalta. De lá para cá, a parceria estendeu aos vinhos Vértice e Enclave.

Os Vinhos de John Duval e Felipe Tosso

Grey Sauvignon Blanc

Um vinho 100% Sauvignon Blanc da região de Vale de Huasco-Atacama, com fermentação em 10 meses de batonnage. 

Na boca é seco, crispy, terroso, cítrico com toque de maracujá ao fundo.

TARA White Wine 1

Com uma acidez expressiva e vibrante, o Tara White Wine 1 é 100% chardonnay com 15 meses em carvalho francês.

TARA Red Wine 2

Fruta madura, couro e terra são características no nariz deste vinho. Na boca a Syrah e a Merlot elaboradas em fermentação malolática em barricas francesas de quinto uso, tem bela acidez.

Curiosidade, o Tara Red Wine 2 não é nem clarificado e nem filtrado.

Grey GCM

Um vinho jovem, versátil, equilibrado, com toque de pimenta na boca. Feito de um blend das uvas 58% Granacha, 27% Cariñena que mantem a acidez mais presente e 15% Mataro, fermentados por 6 meses de carvalho francês.

Plexus SGM

Fresco, acidez média, final presente, médio corpo, refrescante e elegante. Aquele vinho fácil de beber, porém com personalidade. Um blend das uvas Shiraz, Grenache e Mourvèdre fermentado em cuba de inox e envelhecido 15 meses em barrica de carvalho frances, parcialmente novas.

Pangea

Um vinho 100% syrah, da região de Apalta, que passa 22 meses em carvalho francês, sendo metade nova e metade de primeiro uso.

É um vinho que precisa respirar em um decanter e que você fará você sentir um aroma defumado, de couro, fruta negra madura com toque herbáceo dando um frescor. Na boca você sente a complexidade – algo como chocolate e pimenta negra – e um tanino sedoso. É um vinho que dá para envelhecer.

Curiosidade: A primeira produção deste rótulo teve apenas 8 mil garrafas. É estremamente premiado, como você pode ver aqui.

Entity

Um Syrah 100% da região de Barossa Valley com passagem de 15 meses em barrica de carvalho francês de “Grano Fino”.

No nariz você percebe uma framboesa fresca, toque complexo, porém elegante. Tem médio corpo, toque apimentado, tanino elegante, acidez presente e é bem equilibrado. Tem possibilidade de guarda, mas esta pronto para beber.

Foi considerado o Top Syrah do Ano na Austrália, recebendo 99 pontos de James Halliday 2020 Wine Companion August 2019

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *