21 May, 2019, 21:39

O Charme Rústico de Trancoso

Não adianta negar, se você já conhece Trancoso, sabe o quão charmoso é esse lugar! Uma antiga vila de pescadores que hoje se transformou em “point” na semana do Réveillon e, durante o ano, lugar de desejo para diversos casais que querem casar na praia. Antigamente, Trancoso era um vilarejo isolado, onde viviam pescadores com uma vida muito simples. Não havia energia elétrica, notícias chegavam após muito tempo e tudo era muito rústico. A energia elétrica só chegou em 1982 e, com a construção da BR 101, o vilarejo foi “re-descoberto” pelo turismo.

Entre os novos moradores e os antigos, um detalhe permaneceu: seu ar bucólico e extremamente charmoso.

O centro histórico da cidade é a Praça São João, mais conhecido como “Quadrado”. Uma vista incrível de uma praça, com uma igreja ao fundo e casas germinadas e coloridas ao redor. Por trás desta vista, o mar transparente que faz contraste com o céu limpo e azulado.

receitas - limão com alecrim - blog 10001

As casas coloridas são antigas casas de pescadores e que hoje dividem-se entre pousadas, lojas, restaurantes e residências. Entre estas casas, esta a Pousada El Gordo, conhecida pela estrutura luxuosa e por ser palco de festas de casamentos.

Para a estadia, Trancoso é conhecido por ter uma variedade enorme de pousadas e hotéis, desde os mais simples até os mais luxuosos. Optei por ficar em uma Pousada charmosa, com um bom custo benefício, a Big Bamboo.

A Big Bamboo é uma charmosa pousada localizada há 5 minutos à pé do Quadrado.São misturas de bangalôs e casas com decoração rústica que remete ao artesanal local. A vegetação faz parte da decoração, que deixa o ambiente ainda mais gostoso e, para completar, o restaurante fica no terraço aberto com vista para a piscina.

O dono é o italiano Andreas, que resolveu investir na pousada no ano passando, aberta para o público em setembro de 2014.

receitas - limão com alecrim - blog 20001
 Os quartos da Pousada Big Bamboo seguem o mesmo charme rústico e simples de Trancoso. São bem aconchegantes e com uma varanda com rede e vista para o jardim ou piscina.Como fomos para um casamento, éramos dois casais e acabamos ficando em uma casa que possuía dois quartos. As casas da pousada são incrivelmente confortáveis, com uma sala em comum aos quartos e um bar/cozinha no centro.

receitas - limão com alecrim - blog 20002

receitas - limão com alecrim - blog 0001

O café da manhã é servido na beira da piscina, com uma variedade incrível de delícias típicas da Bahia. A delicadeza na produção me conquistou e o atendimento dado pelo Andreas e sua equipe foram únicos. Super atenciosos e afetuosos, adoramos a estadia.

A praia fica a poucos metros da pousada e do Quadrado. No trajeto: um “descidão” e um mangue. Quem conhece Trancoso, sabe o quão famoso são esses dois pontos.

receitas - limão com alecrim - blog 0004
 Na Praia dos Nativos, você encontra dois bares com o mesmo preço, mas aconselho passar o dia no Uxua Praia Bar. O Uxua Praia Bar é um lounge do Uxua Casa Hotel & SPA, um hotel/spa 5 estrelas incrível localizado no Quadrado. O atendimento do bar remete ao luxo do hotel: impecável e com um cardápio variado com os mais deliciosos aperitivos.

receitas - limão com alecrim - blog 0012

receitas - limão com alecrim - blog 0005

No mesmo tipo de experiência gastronômica impecável, temos o restaurante Jacaré do Brasil, do Fernando Droghetti, paulistano radicado em Trancoso. O restaurante é conhecido por oferecer pratos grelhados, contudo, possui chefs convidados para um cardápio sempre renovado. Já passaram por alí Vinicius Oliveira, recém chefado de Nova York e Francis Mallman, renomado chef argentino conhecido pelas carnes e pela cozinha despretensiosa. No dia, o chef Igor Winter comandava uma cozinha com massas frescas.

receitas - limão com alecrim - blog 0018

 Estando em Trancoso, você não pode deixar de fazer o passeio até a Praia do Espelho e passar o dia na Pousada Bendito Seja. A Praia do Espelho, fica escondida entre as praias de Trancoso e Caraíva, levando 1 hora de carro de Trancoso para chegar. Durante o percurso, uma estrada de terra e tribos indígenas, onde você pode adquirir produtos artesanais maravilhosos e mais baratos do que os oferecidos na feirinha de Trancoso.
receitas - limão com alecrim - blog 0024

A praia tem tudo para te conquistar, a começar pela vista espetacular!

A dica é ficar hospedado ou passar o dia na Pousada Bendito Seja. O atendimento recebido surpreende de tão bom, a comida é inacreditável e o lugar é digno de ser chamado de paraíso. Uma outra dica é pedir as comidas típicas, como bobó ou então os ceviches.

receitas - limão com alecrim - blog 10002

A viagem para Trancoso é incrível e se você deseja descansar, lá é o lugar ideal para isso, mas aconselho a fugir do burburinho do Réveillon, onde a cidade lota e todos os preços ficam exorbitantes, até mesmo uma corrida de táxi passa a ter o valor dobrado! O restante do ano é mais calmo, apenas com os turistas aproveitando as praias e os charmosos casamentos que ocorrem na igrejinha do Quadrado.

Hotel: Pousada Big BambootPasseio Imperdível: Praia do Espelho e Pousada Bendito Seja 

Restaurantes visitados: Uxua Praia Bar, Jacaré do Brasil e Pousada Bendito Seja 

Share

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *