26 March, 2019, 21:48

Malbec Day Brasil – Degustação 2018

Mundialmente, o Malbec Day é comemorado no dia 17 de abril, mas, este ano, aqui no Brasil a feira produzida pela Wines of Argentina foi realizada no dia 19 no Traffô, espaço de eventos da Vila Olímpia, reunindo mais de 30 rótulos para os amantes da uva malbec.

Um pouco de história por aqui – a uva malbec foi é originária do sudoeste da França, mas que tem a Argentina como responsável por produzir mais de 75% da produção do mundo.

Esta uva tem uma característica muito apreciada pelos brasileiros por ter um perfil médio-encorpado, com ótima acidez e taninos equilibrados, um nível alcoólico não muito alto e, principalmente, um paladar frutado com aromas dominantes de ameixa, mirtilo, baunilha, tabaco e cacau.

Por essas características, a malbec é normalmente a uva que iniciantes do vinho tem preferência.

Veja aqui a seleção da Bacco’s Vinhos para malbecs

Na degustação do Malbec Day Brasil, tivemos a presença de produtores conhecidos no mercado: Alfredo RocaAndeluna, Bressia, SalenteinEstancia MendozaFamilia Cassone, Finca las Moras, Kaiken, Rutini, Mi Terruño, MonteviejoPulenta Estate, Nieto Senetiner, Susana Balbo, Lagarde e Altos las Hormigas.

Dos que tenho certa paixão entram os vinhos do Pulenta Estate, Nieto Senetiner e Bodegas Lagarde. Mas os que não conhecia e realmente chamaram a minha atenção foram: Bressia Profundo, da Bodega Bressia, um argentino com blend de uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e o Tradición – Seleccion de Barricas, da vinícola Susana Balbo, outro argentino, sendo encorpado e equilibrado, com taninos marcantes e macios. Faixa de R$ 200 e R$ 80, respectivamente.

Como preferido dos brasileiros, a uva malbec vai ter uma edição especial aqui com uma listinha bem bacana de vinhos com ótimo custo benefício, além dos malbecs especiais que merecem destaque (não pelo seu preço). Assina a newsletter para acompanhar as novidades e não deixar de receber essa listinha dos vinhos malbec indicados por mim 🙂

Share

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: