9 December, 2018, 01:38

Identidade Pinot Noir da Casa Valduga – Um Nacional Delicioso

Adoro a uva Pinor Noir, sou suspeita, confesso. Ela gera vinhos leves, saborosos, com pouco tanino e bons para serem bebidos só. Quando conheci o vinho Identidade Pinot Noir da Casa Valduga posso falar que foi paixão ao primeiro gole!

Que todos nós sabemos que os vinhos nacionais estão se provando cada vez mais, é fato, mas a Casa Valduga vem impressionando a cada ano, com terroirs que geram vinhos extremamente elegantes. Um deles é o caso do terroir Identidade, localizado na região Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul.

Dele, são produzidos 5 vinhos, sendo a maioria pontuados como o Corte, Marselan, o Gewurztraminer e o Pinot Noir, que tem 90 pontos da Revista Adega e é o papo deste artigo.

O Identidade Pinot Noir tem as características típicas da uva Pinot Noir. Como tem pouco tempo de barrica, no nariz você sente bem as frutas da uva que teve uma colheita tardia, como cereja madura morango maduro. Pelo pouco tempo de barrica, aroma danis-estrelado e tosta também estão presentes.

Na boca é leve, frutado, tem uma belíssima acidez, taninos equilibradíssimos e um final longo e redondo. Daqueles vinhos para beber entre amigos, com petiscos, queijos e embutidos ou até mesmo em um momento mais gastronômico, combinando com filé mignon sem molho.

Vinificação do Identidade Pinot Noir

Com colheita manual, porém tardia, o Identidade Pinot Noir passa por maceração pré-fermentativa a frio por 48 horas.

Usa leveduras selecionadas para uma fermentação alcoólica com temperatura controlada de 24º a 25ºC. Passa por remontagens e delestagens durante 11 dias de maceração pelicular, descuba e fermentação malolática.

É maturada por 8 meses em barricas de carvalho francês, engarrafada e finalizando por 3 meses com guarda na adega.

Veja mais – Conheça os termos técnicos descritos acima

Além dos 90 pontos da Revista Adega, o Identidade Pinot Noir ainda foi considerado o melhor Pinot Noir do Brasil pelo mesmo guia e recebeu 88 pontos do Guia Descorchados.

Este é um vinho na faixa dos R$ 100 (30/11/2018) e você o encontra na Bacco’s Vinhos.

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: