12 December, 2019, 21:42

Harmonizando Panetone com Vinho em Um Dia Como Jurada

A convite do Viagem e Gastronomia, onde sou colunista de vinhos, fui jurada da 3 degustação às cegas dos panetones e, claro, tinha harmonização na nossa degustação.

As categorias eras nas categorias panetones não recheados e panetones recheados, assim, optei levar um Espumante nacional levemente adocicado e um Vinho do Porto.

Harmonizando Panetone com Vinho

Para os panetones sem recheio, mais focados em frutas cristalizadas, o lançamento da Cave Geisse: o Cave Amadeu Moscato Rosé, que tem uma graduação de açúcar menor (apenas 27g/ litro, enquanto o tradicional tem quase 70g/litro), trazendo todo aquele aroma da Moscatel, mas sendo fresco na boca e com boa acidez.

Para quem gosta de opções mais adocicadas, este é um espumante delicioso, pois não é tão doce! Você encontra ele na Bacco’s (dica do sommelier da casa).

Já para os panetones recheados, optei por um vinho do Porto Ruby da Taylor’s Port Wine que é super frutado e equilibra muito bem com a doçura dos recheios – principalmente os de chocolate.

Panetones Vencedores pelo Juri

Após uma curadoria do time do Viagem&Gastronomia, que selecionou 28 dos melhores panetones, nós, jurados, avaliamos os panetones no seus (i) aromas, (ii) massas, (iii) apresentações, (iv) texturas, (v) recheios e (vi) sabores, dando notas de zero a cinco em cada tópico.

Veja o resultado das avaliações.

RECHEADOS

1- Panetone do @wecookbuffet com pistache e frutas vermelhas

2- Panetone da @petitefleurpatisserie, de brigadeiro com crocante de Nutella

3- Chocotone da @sweetpimenta com pipoca caramelada de coco e macadâmia com recheio de caramelo.

Sem Recheio

1- Panetone clássico do @felicemariagastronomia por chef Massimo Ferrari com cobertura açucarada e amêndoas

2- Panetone tradicional de frutas cristalizadas da @raiolafood

3- Empate entre o panetone tradicional da @Bauducco e o tradicional da @dulcaconfeitaria.

Os jurados eram: a editora-chefe Dani Filomeno (@danielafilomeno), André Varella (@dicasdovarella), André Prado (@vidagourmet), Ana e Zé (@dopaoaocaviar), Catharina Castro (@cathacastro), Marcelo Volpato (@findandeat), Tamyris Roxo (@boccanervosa), Miriam Adabo (@mimiminacozinha), eu (@julianagoncalez), Mari Mallemont (@marimallemont), Lilian Sá (@lilian_sa), Erika Gentille (@erikagentille), Barbara Conte (@fitfood_ideas), Fabi Pinfildi (@figosefunghis), Danielle Dahoui (@chefdahoui) e João (@joao_na_mesa).

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *