12 December, 2019, 06:36

Enoturismo em Portugal – Vinícola Quinta dos Murças (Douro)

A convite da Qualimpor, em outubro de 2017 fui conhecer a vinícola Quinta dos Murças localizada na região do Douro, em Portugal. Uma vinícola nova – com apenas 10 anos – mas que levou ao grupo Esporão um novo conceito aos seus vinhos.

A região do Douro tem uma característica bem marcante, com vinhedos cultivados em uma costa ingrime que margeia o rio Douro, clima com oscilação térmica (sendo muito quente e seco no verão e frio e chuvoso no inverno) e com um solo de xisto – pouco fértil para o cultivo.

Seguindo essa linha, o vinhedo do Quinta dos Murças vai desde a margem do rio Douro até o topo da costa, dividindo suas vinhas por 8 terrois onde há uma diferença de 5 graus na maturação das uvas, consequentemente, no tempo de colheita. Por essas características, a quinta passou a fazer parte do grupo Esporão.

José Luís Moreira da Silva é o enólogo que esta a frente da Quinta dos Murças e nos recebeu com muita simpatia explicando cada detalhe da quinta e o processo de produção dos vinhos.

Ficamos hospedados na própria quinta que, a partir de janeiro de 2018, passou a receber hospedes que querem acompanhar de perto o dia a dia de uma vinícola. São quartos deliciosos em uma casa na beira do Rio Douro onde você irá se sentir em casa.

Para o enólogo José Luis, a melhor época para visitar é em outubro, já que a correria da colheita esta no fim e o local não possui tanta “bagunça”.

A casa possui poucos quartos, uma varanda deliciosa, uma piscina para descansar na margem do rio e uma cozinheira de mão cheia que faz o melhor polvo da região!

Um passeio pela Vinícola Quinta dos Murças

https://youtu.be/WcTpIKg8cUo

[useful_banner_manager banners=1 count=1]

Degustação do Quinta dos Murças

O próprio José Luis realizou a degustação de alguns vinhos da casa e nos explicou detalhes sobre as uvas, vinificações, aromas e paladares de cada um, além de algumas curiosidades – o nome Assobio, por exemplo, se deu por conta do barulho do vento que você escuta no terroir onde as uvas destes vinhos são plantadas.

Veja a degustação dos vinhos da Quinta dos Murças que realizamos na Bacco’s Vinho

Ele contou que, mesmo sendo uma vinícola adquirida há apenas 10 anos pelo grupo Esporão, algumas vinhas possuem idade para mais de 40 ano.

Outra curiosidade é que ele conta que a ideia de um vinho varietal não é muito tradicional em Portugal e que a maioria dos vinhos portugueses, possuem um blend de uvas. Na Quinta dos Murças você tem a presença de Touriga Nacional, Touriga Franca, Sousão, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Verdelho, Gouveio, Viosinho, Rabigato, Códega do Larinho e Rufete.

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *