21 July, 2019, 21:52

Enonturismo no Brasil – Vinícola Guaspari

A Vinícola Guaspari é a prova de que os vinhos nacionais estão cada vez mais merecendo destaque entre as nossas adegas. Com tecnologia de ponta e um método de produção similar às vinícolas europeias, a Guaspari tem sido cada vez mais reconhecida pela excelência em seus vinhos.

Localizada em uma antiga fazenda cafeeira em Espírito Santo do Pinhal, a Vinícola Guaspari foi adquirida há 12 anos quando se percebeu a oportunidade no terroir para o cultivo de uvas para produção de vinhos.

O clima quente pela manhã e frio à noite e a disposição do sol face as vindimas, fazem com que as uvas tenham uma boa maturação, revelando os aromas, notas e particularidades que fazem os vinhos da Guaspari.

Curiosidade – Como uma homenagem à família da esposa, o nome Guaspari foi escolhido como nome oficial da vinícola.

No terroir são plantadas as uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot e Viognier. Uvas tipicamente francesas, mas que se adaptaram muito bem ao terroir de Espirito Santo do Pinhal.

Terroir… Vindima?? Veja aqui os termos chatos usados em enologia

Como ato simbólico e teste das colheitas, em 2008 fizeram a primeira vindima que não foi lançada ao público. Apenas 30 garrafas foram produzidas reforçando o potencial do terroir. Sucesso garantido, os primeiros vinhos da vinícola Guaspari tiveram a safra de 2012.

Produção dos Vinhos

São 50 hectares com diferentes terroirs que compõem o vinhedo, onde os melhores cachos de uvas são colhidos manualmente nos meses de julho e agosto.

O processo de vinificação adota medidas muitas vezes usadas pela primeira vez no Brasil, como o tanque de concreto oval, a linha de produção e engarrafamento italianos. Dos vinhos brancos, apenas o Vale da Pedra passa pelas barricas de carvalho francês (Taransaud, François Frére e Ermitage).

Veja mais sobre os vinhos da Vinícola Guaspari aqui.

Enoturismo na Vinícola Guaspari

A vinícola Guaspari fica há 2:30h de carro de São Paulo, sendo um ótimo passeio para os amantes e curiosos do vinho. Este ano, o enoturismo começou no último domingo, 06 de maio, e, no passeio, os visitantes conhecem a história da vinícola, realizam uma colheita simbólica nas vindimas e encerram com uma degustação das últimas safras dos vinhos produzidos. No fim, podem comprar as garrafas na loja oficial da vinícola que oferecem alguns vinhos que você não encontra com tanta facilidade em lojas.

O passeio para turistas acontece na parte central da fazenda, com visitas a algumas vindimas, salas de produção e armazenagem, sala de degustação e a lojinha, onde você encontra os produtos com desconto.

Curiosidade – as rosas são colocadas por conta de sua sensibilidade, assim, caso tenha alguma ameaça a plantação, será a primeira a ser afetada, dando tempo para os produtores tratarem o problema.

Como convidada, visitei algumas vindimas que não fazem parte do roteiro de visitantes. Uma das características é a plantação de algumas uvas ao lado de pés de café, que faz com que a uva tenha uma influencia dos aromas e sabores em sua produção.

No nosso roteiro, tivemos a oportunidade de conhecer os trabalhos de produtores de queijos e charcutaria da cidade e ainda escutar o trabalho da ONG Crescer no Campo, que desenvolve o trabalho da musica com crianças.

Dia maravilhoso e um passeio incrível que vale a pena fazer com amigos.

Vinícola Guaspari

Rua Pedro Ferrari, 300 – 13990-000
Espírito Santo do Pinhal – SP
Tel.: +55 19 3661-9190

Agendamento do enoturismo

Valor – PREÇO INTEIRA: R$ 125,00 (maiores de 18 anos) / PREÇO MEIA: R$ 62,50 (de 12 à 17 anos)

A vinícola não oferece estadia e almoço.

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *