17 June, 2019, 05:08

Degustação de Quinta dos Murças na Bacco’s Vinhos

Ontem participei de uma degustação de vinhos na Bacco’s com a presença do querido enólogo português José Luis que comanda a vinícola Quinta dos Murças na região do Douro, Portugal.

A região do Douro tem uma característica bem marcante, com vinhedos cultivados em uma costa ingrime que margeia o rio Douro, clima com oscilação térmica (sendo muito quente e seco no verão e frio e chuvoso no inverno) e com um solo de xisto – pouco fértil para o cultivo.

Seguindo essa linha, o vinhedo do Quinta dos Murças vai desde a margem do rio Douro até o topo da costa, onde há uma diferença de 5 graus na maturação das uvas, consequentemente, no tempo de colheita. Por sua característica, a quinta foi adquirida pelo grupo Esporão há 10 anos.

O enólogo José Luis diz que a Quinta dos Murças é única e o fato curioso da vinícola é que as vinhas não são plantadas na horizontal como de costume, mas na vertical, dando a possibilidade de plantar mais vinhas no terreno.

Conheça mais sobre a Quinta dos Murças aqui.

Degustação Quinta dos Murças na Bacco’s Vinhos

A degustação foi feita em 5 rótulos da vinícola: Assobio Rosé, Assobio Tinto, Minas, Margem e o VV47.

 

 

Assobio Rosé

Castas/Uvas – Touriga Nacional, Tinta Roriz, Rufete, Tinto Cão

Vinificação – Vindima manual, mesa de selecção, prensagem pneumática, fermentação alcoólica com temperaturas controladas (12ºC a 14ºC). Em cubas de inox.

Cor – Salmão, com reflexos vermelhos pouco intensos.

Aroma – Elegante, onde sobressaem os frutos vermelhos em conjunto com alguns aromas vegetais que lhe conferem maior frescura.

Paladar – Delicado e com boa acidez, possui um final persistente.

 

Álcool – 13.5 %

Assobio Tinto

Castas/Uvas – Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz

Vinificação – Vindima manual, mesa de selecção, desengace, esmagamento, maceração pré-fermentativa a frio, fermentação alcoólica com temperaturas controladas (Máx. 25ºC), prensagem pneumática.

Cor – Vermelha, com tonalidades violeta.

Aroma – Intenso e vivo, dominado pelos frutos vermelhos.

Paladar – Fresco e elegante, apresenta um final longo e persistente.

Álcool – 13 %

Minas

CASTAS – Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Tinto Cão

VINIFICAÇÃO / ESTÁGIO– Vindima manual, mesa de selecção, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica com leveduras indígenas a temperaturas controladas (25º a 28ºC) em lagares de granito, com recurso a pisa a pé, e prensagem numa antiga prensa vertical.

Em cubas de betão e em barricas de carvalho francês usado, durante cerca de 9 meses.

COR – Intensa, com laivos violeta.

AROMA – Exuberante e concentrado onde dominam os frutos vermelhos maduros, alguns aromas florais e aromas balsâmicos, como a esteva.

PALADAR – Dominado pela frescura e vivacidade, possui taninos firmes e maduros, com uma acidez bem envolvida. Termina longo e persistente, sobressaindo o equilíbrio entre a sua frescura e maturação.

ÁLCOOL/VOLUME – 13.5 %

Margem

CASTAS – Touriga Nacional, Touriga Franca

VINIFICAÇÃO / ESTÁGIO– Vindima manual, mesa de selecção, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica com leveduras indígenas a temperaturas controladas (25º a 28ºC) em lagares de granito com recurso a pisa a pé e prensagem numa antiga prensa vertical.

Estágio em barricas de 500Lts de carvalho francês usado, durante cerca de 9 meses.

COR – Profunda, com laivos violeta.

AROMA – Muito intenso e exuberante, onde dominam os frutos pretos maduros, como a amora e o cássis, os aromas balsâmicos, como a esteva, e notas suaves de especiarias, provenientes do estágio em madeira usada.

PALADAR – Concentrado, apresenta taninos muito maduros que, em conjunto com a sua acidez, presente, mas bem envolvida, lhe conferem uma sensação de volume, corpo e frescura. Possui um final muito longo e persistente, onde dominam os aromas de frutos mais maduros, permitindo prever uma grande longevidade.

ÁLCOOL/VOLUME – 13.5 %

VV47

CASTAS – Touriga Nacional, Touriga Franca, Sousão, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Roriz

VINIFICAÇÃO / ESTÁGIO – Vindima manual, mesa de selecção, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica com leveduras indígenas a temperaturas controladas (25º a 28ºC), em lagares de granito com recurso a pisa a pé e prensagem numa antiga prensa vertical.

Em barricas de carvalho francês usado durante cerca de 12 meses.

COR – Intensa e profunda, ainda com laivos violeta.

AROMA – Muito complexo, intenso e vivo, onde se destacam os frutos vermelhos mais maduros, os aromas balsâmicos característicos das vinhas mais velhas e as notas de especiarias, provenientes do estágio em barrica.

PALADAR – De grande harmonia e elegância, dominado por taninos maduros muito finos e acidez equilibrada. Apresenta um final muito longo e persistente que, no seu conjunto, permite prever uma grande longevidade.

ÁLCOOL/VOLUME – 14.5 %

Você encontra todos os vinhos degustados na loja física ou site da Bacco’s Vinhos. A Baccos fica na Rua Sergipe, 568 – Higienópolis. São Paulo/SP.

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *