26 August, 2019, 03:32

Conhecendo a ilha de Maui no Havaí

Com o começo da coluna sobre viagens, vou relembrar uma de outubro de 2014, pois ainda é recente e as dicas vão continuar as mesmas: Havaí. A viagem foi feita em duas partes (Maui e Oahu), então vou dedicar um post para cada ilha, falando sobre passeios, restaurantes e diquinhas sobre as cidades.

Conhecida como ‘A ilha dos vales”, Maui é a segunda maior ilha do Havaí, e tem algumas das praias mais bonitas do mundo. É também onde fica o vulcão Haleakalä e a praia de Jaws, onde estão uma das melhores e mais perigosas ondas do mundo para surfistas.

Hospedagem em Maui

Optamos ficar na cidade de Paia, uma região longe do burburinho, onde é possível descansar muito.

Paia é uma cidade pequena, colorida, com muitas galerias de artes, lojas de surf e restaurantes orgânicos. É conhecida por ser um local onde as pessoas vão para meditar, ter um momento de tranquilidade e uma alimentação mais saudável, fugindo da loucura de uma cidade grande e descansando em uma cidade rústica que não possui grandes e luxuosos resorts.

Ficamos hospedados no Lumeria Maui Retreat, um hotel boutique de luxo ecológico, conhecido por ser um retiro onde você pode meditar, relaxar e “desintoxicar” o seu corpo com os problemas do dia-a-dia. O Luméria é um hotel que oferece diariamente programas voltados para a saúde e bem-estar como yoga e meditação, nutrição, desintoxicação e limpeza, crescimento pessoal, música sacra, fitness, esportes, experiências culturais, natureza e aventura.

Foto – divulgação

São acomodações deliciosas, com vistas para o jardim ou para o mar. Camas grandes com lençóis italianos e muito conforto. Todos os quartos possuem mini-bar, cofre, wi-fi e ligação para o iPod, porém sem ar condicionado – o que pra mim não incomoda! Como toda a cultura da cidade de Paia, toda alimentação servida no Lumeria é orgânica e plantada na própria horta do hotel.

Para quem prefere o conforto dos grandes resorts, a dica é procurar por hotéis em Lahaina ou Wailea-Makena, como o Four Seasons, Marriot e Waldorf Astoria.

Roteiros em Maui

Fora do hotel e da cidade de Paia, a ilha de Maui oferece várias programações deliciosas ao ar livre, como a “Road to Hana”, passeio de helicóptero, visita ao vulcão Haleakala, várias praias e obviamente o surfe.

Road to Hana

Para conhecer mais a ilha, recomendo fazer a Road to Hana (Estrada para Hana). A estrada é longa, cansativa e cheia de curvas.., se você fizer de carro levará em torno de 3 horas para chegar em Hana.Como não tinha muitos dias lá, contratamos a Temptation Tours, especializada em vários passeios em Maui, incluindo a visita ao vulcão. Com eles, a ida até Hana é de helicóptero e a volta é em uma Van de luxo. Super recomendo, principalmente pelo atendimento, explicação e histórias contadas e equipamentos usados nos tours, além de fornecerem almoço e lanchinhos!

O helicóptero normalmente passa em lugares que não daria pra ver de carro, como algumas cachoeiras, vales e uma vista diferente do vulcão…, a vista é incrível!
A volta foi feita de van para podermos conhecer alguns dos pontos turísticos mais conhecidos da Road to Hana (praia de areia negra, pontos de vista mirantes, local onde foi filmado alguns episódios da série “Lost” e as 7 piscinas sagradas). O legal é que o guia vai contando a história e curiosidades de todos os lugares!
Na viagem, duas paradas imperdíveis: Honomanu Beach e as cachoeiras escondidas!

Cachoeiras Escondidas

Honomanu Beach

A Honomanu Beach é a típica praia para um clique fotográfico: visual incrível e areia negra!! É bem difícil de chegar com carro que não possui tração nas quatro rodas, já que fica localizada em uma baía entre penhascos da floresta e não é recomendado ir sozinho, pois é suscetível de roubo!

Vulcão Haleakala

O passeio para conhecer o vulcão Haleakala foi feito no dia seguinte e sem o Temptation Tour. O vulcão fica a 3.055 metros de altura e possui uma cratera com 860 metros de profundidade e 34km de circunferência. Ele é considerado o maior do mundo e por isso é um dos principais pontos turísticos de Maui.

A viagem de carro é um pouco cansativa: você precisa acordar às 3am e enfrentar cerca de 1:30h até chegar ao topo, mas realmente vale a pena a visita.É uma vista incrível e imperdível.., daquelas que você quer guardar para sempre (tenho em torno de 20 fotos do nascer do sol). O único problema é que o frio é enorme, então leve um agasalho, pois você poderá enfrentar temperaturas negativas.

Uma dica: Algumas agências de turismo oferecem uma opção de fazer a descida do vulcão de bicicleta, mas por por ser uma viagem cansativa, não aconselho.

Jaws

A praia de Jaws não poderia deixar de ser citada aqui, já que suas ondas são consideradas uma das melhores do mundo para o surfe, superando a praia de Mavericks, na Califórnia. Quem quiser ir para surfar, a época boa de ondas grandes é no inverno, a partir de Novembro e Dezembro. Como fomos em outubro, as ondas ainda não estavam perfeitas, então não conseguimos fotos boas.

Mergulhos

E pra quem gosta de mergulhar, não faltam opções em Maui. O ideal é contratar uma empresa especializada, como a Four Winds Maui, que já sabe todos os melhores locais, e se você for durante o inverno ainda pode ver as baleias que visitam a ilha todo ano.

Viajando com Criança

Quem for viajar com criança pequena e não quiser visitar as praias para surfistas, uma outra dica é ir na Baby Beach. A Baby Beach é uma praia estilo lagoa bem protegida e que não possui ondas. Fica um pouco antes da cidade de Paia e é perfeita para crianças pequenas!

Restaurantes

Ainda conhecemos três restaurantes em Maui: Mama’s Fish House, uma delícia e imperdível, o Ama Bar and Grill, que fica no resort Fairmont, um pouco afastado de Paia e o Monkeypod, para aqueles dias que você quiser uma típica comida americana.

Hotel: Lumeria Maui RetreatPasseio Helicóptero: Temptation Tours

 

Share

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *