9 December, 2018, 15:07

Bodega Belasco de Baquedano – Enoturismo em Mendoza

No roteiro de Mendoza, a Bodega Belasco de Baquedano foi escolhida exclusivamente por ser a única vinícola da América do Sul a ter uma sala de aromas.

A vinícola é propriedade da Família Belasco que, desde 1580 atua no mercado de vinhos. Atualmente, são 5 vinícolas espalhadas pela Espanha e apenas uma na Argentina. Esta última – Belasco de Baquedano – teve como objetivo um projeto novo em terroir totalmente diferente.

Projeto da Belasco de Baquedano

O projeto Belasco de Baquedano foi concrcetizado em 2004, quando apresentados seus primeiros vinhos argentinos.

Na propriedade, cercada por 70 hectares de vinhedos com a variedade Malbec,  foram instalados equipamentos com tecnologia de ponta para a finalização do vinho. Assim, a adega está equipada com uma camera fria para baixar a temperatura das uvas após a colheita manual. 

O desenvolvimento das uvas é feito em tonéis grandes de carvalho francês e pequenas cubas de inox. Lá, você também encontra pequenas salas de fermentação malolática e outras onde os vinhos estão sendo envelhecidos em barricas de carvalho francês.

Tóneis de carvalho X Pequenas barricas de carvalho = em pequenas barricas, os aromas e o gosto da madeira irão ter mais ação no resultado final do vinho.  

Esses recursos permitem a produção de vinhos elegantes, muito bem equilibrados e com algumas características típicas do solo de Mendoza e processos de produção.

Desde o lançamento, a vinícola já recebeu prêmios internacionais como um dos melhores Malbecs da Argentina.

Enoturismo na Belasco de Baquedano

O enoturismo na Belasco de Baquedano começa por um tour rápido nos vinhedos, seguido do passeio por meio da produção. Lá suas cubas de aço inox e salas de armazenamento são mostradas aos curiosos, que terminam na sala de aromas.

Sala de Aromas – Única da América do Sul

Gosto de falar que todo amante de vinho iniciante já passou por aquela situação em que um cidadão(ã) descrevia aromas sem o menor sentido. Algo como: “pepinos queimados em brasas de carvão do Himalaya” ou até mesmo o clássico “cachorro molhado brincando em ervas mentoladas”.

Caso você tenha passado por isso e ficou sem entender nada, visitar a Belasco de Baquedano é uma excelente opção para conhecer a completíssima Sala de Aromas.

Essa sala conta com 46 sabores identificados, estruturados e ordenados, além de uma explicação detalhada sobre os diferentes tipos de aromas que existem no vinho: primário, secundário e terciário.

Lá você também consegue identificar os defeitos do vinho como cheiro de rolha, bouchonné, oxidado etc.

Veja aqui como identificar são os defeitos do vinho

Almoço na Vinícola

Outro ponto alto do enoturismo na Belasco de Baquedano é o almoço harmonizado com seus vinhos. O Restaurante Navarra oferece um menu de 6 etapas, com uma culinária Navarro-Argentina.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Share

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: