15 December, 2019, 19:20

Aprendendo a Flambar

Você sabe flambar com segurança? Sabe fazer o processo correto e que tipo de bebida deve ser utilizada em cada tipo de comida?Resolvi fazer esse post depois que postei uma foto de um salmão flambado do Mori Ohta Sushi lá no instagram! Várias pessoas curtiram e ficaram muito interessadas em fazer em casa, mas acho que antes de fazer uma comida flambada, são necessários alguns cuidados, já que há risco de explosão (não to zuando!) e o risco da sua comida ficar encharcada com o gosto da bebida!

A ideia é trazer informações e dicas para o preparo desse processo em casa.

Um pouco de história

O método flambar foi criado acidentalmente pelo Chef Henri Charpentier quando estava fazendo crepe suzette para o príncipe de Gales Edward VII. Por um descuido, o chef deixou o conhaque que serviria por cima do crepe tocar no fogo, criando a chama e flambando a sobremesa!

Um acidente tanto quanto perigoso, mas que resultou em um método que traz um sabor delicioso para o seu prato!

flambar

Flambar

Para o início, você vai precisar de uma frigideira de cobre ou alumínio com cabo comprido, colher ou concha de aço, uma bebida de alto teor alcoólico e, por fim, um palito de fósforo comprido ou um acendedor de fogão.A frigideira será usada por sua facilidade em manusear, assim você conseguirá evitar que o fogo fique muito próximo à você. Se esta frigideira tiver uma tampa, deixe sempre ao lado, caso contrário, arrume uma tampa de panela que encaixe perfeitamente na frigideira.

A tampa será necessária em casos extremos: se o fogo saiu do seu controle e está muito alto, tampe a frigideira para que não tenha entrada de ar. A falta do oxigênio fará com que a chama termine, pois não terá onde se “alimentar”.

 A colher ou concha de aço será para colocar a bebida diretamente na comida.

Primeiro, isso garantirá que você coloque a quantidade certa de bebida na comida e então o sabor da comida não ficará encharcado com o da bebida, garantindo o resultado final desejado e, segundo, evitará uma possível explosão.

Quando eu falo explosão, eu não to brincando!!!

Jogando a bebida diretamente da garrafa para a frigideira, PODERÁ correr o risco do líquido entrar em contato com o fogo e então fazer um caminho de fogo até a garrafa, o que pode levar à uma explosão da garrafa e sérios danos!!

A bebida é parte crucial para flambar. É ela quem acenderá o fogo e, mais importante, dará o sabor extra ao seu parto!

Entre as bebidas mais usadas, estão: rum, conhaque, gim, whisky, cachaça e licores.

A bebida deverá ter um teor alcoólico de 40%, uma vez que com uma bebida com um baixo teor alcoólico você não conseguirá atingir o efeito aromático desejado e muito menos visual.

flambar

Como falei, o sabor da bebida não poderá sobressair ao sabor da comida, ele deverá apenar ser sentido como um diferencial. Assim, abaixo estou listando as combinações tradicionais ao misturar a bebida alcoólica com a comida:Licor ↔ Peixes e Sobremesas

Whisky ↔ Carnes Aromáticas (cordeiro)

Vinho Branco ↔ Peixes, Frango e Frutos do Mar

Vinho Tinto ↔ Carne Vermelha

Conhaque ↔ Sobremesas, Carne Bovina e Frutos do Mar

Cachaça ↔ Carne Bovina, Carne Suína e Sobremesas

 

Cuidado ao colocar certos licores em algumas sobremesas, uma vez que poderá ficar muito doce!!

É necessário tomar muito cuidado ao flambar certos alimentos, uma vez que você estará comprometendo toda textura e poderá alterar o seu sabor. Para que o alimento não pegue muito gosto da bebida, após colocá-la com cuidado sobre o alimento, acenda a chama rapidamente. Uma opção muito boa e tradicional é flambar frutas: você a cozinhará, mas ela manterá o sabor natural!

 O fósforo comprido ou o acendedor de cozinha será utilizado para acender a chama.

Nunca utilizar palitos de fósforos curtos: você corre o risco de se queimar, já que no momento que você acender a chama e a colocar em contato com a bebida, irá causar um pequeno fogaréu.

Na minha opinião, para flambar em casa, você poderá fazer três métodos seguros: Flambar na Mesa, Flambar na Cozinha com fogão convencional e também Flambar na Cozinha no fogão elétrico.

Há quem diga em flambar no microondas…FUJA DISSO!!!

Flambar na Cozinha com fogão convencional

  1. Frigideira deverá será colocada no fogão com o alimento quase pronto para servir.
  2. Bebida deverá ser colocada aos poucos com uma colher ou concha.
  3. Para acender: deixe o álcool aquecer até 54ºC (bolhinhas formarão), incline levemente a frigideira para que a bebida fique unida e acenda com o fósforo comprido ou acendedor de cozinha (eu não gosto de acender com o fogo do fogão, acho perigoso!)
flambar

Flambar na Cozinha com fogão elétrico

  1. Faça a comida e a deixe em uma frigideira bem quente.
  2. Usando uma concha, coloque a bebida dentro e aqueça o fundo da concha com uma vela!
  3. Derramar sobre a comida na frigideira.

Flambar na Mesa

  1. A frigideira deverá ser levada até a mesa e a comida – relativamente pronta – deverá estar no prato.
  2. Usando uma colher, colocar a bebida aos poucos na frigideira.
  3. Para acender a chama, você deverá inclinar levemente a frigideira e acender com o palito comprido ou com o acendedor de cozinha. Cuidado que a chama irá subir.
A dica que eu vou passar para vocês é alinhar a disposição da sua comida no prato, flambar o alimento na cozinha e levar em chamas para os convidados. Se eles estiverem em um ambiente escuro, o efeito da chama irá ficar ainda mais bonito!

flambar sushi

Para finalizar, algo muito importante: deixe a chama apagar naturalmente. Isso ocorrerá quando o álcool da bebida estiver esgotado e você não correrá o risco de se queimar.

Share

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *