13 November, 2018, 02:11

6 Adegas para Casa – Para Diferentes Gostos e Bolsos

Sempre me pedem dicas de adegas para casa e quais os preços que devem investir. Antes de tudo, sempre falo: “se você é do tipo que investe em vinhos, nada mais justo que investir no seu armazenamento”!

As adegas para casa são os melhores investimentos que amantes de vinhos poderão fazer. São elas que irão cuidar do seu vinho a longo prazo e ainda deixarão o ambiente bem descolado.

Mas, antes de comprar ou projetar uma adega para a sua casa, saiba qual é o armazenamento correto para obter o melhor do vinho.

Você é um verdadeiro amante de vinho? Faça o teste e descubra

Como Armazenar o seu Vinho?

A primeira regra para ter uma adega em um apartamento é mantê-la longe do elevador, uma vez que a vibração causada não é favorável ao armazenamento do vinho.

Em seguida, certifique-se que o local tenha pouca luminosidade. A luz solar ou artificial aquecem o vinho fazendo com que fique passado e velho antes do tempo. Ainda, a luz artificial pode fazer com que alguns vinhos desenvolvam sabores desagradáveis.

Em terceiro lugar você precisará armazenar os vinhos com rolhas na posição horizontal. Assim, na dica para ter adegas em casa, mostro 6 opções que irão deixar a rolha em contato com o líquido o tempo todo.

Por fim, caso você guarde vinhos por longo prazo, o ideal é que a sua adega mantenha uma temperatura fresca e constante, de preferência entre 10ºC e 15ºC.

Mas e a geladeira? Só para ilustrar: na hora que você abre e fecha a porta da geladeira para qualquer motivo, já tem: temperatura inconstante, vibração e iluminação direta no seu vinho.

6 Adegas para Casa

De adega pequena até um quarto inteiro transformado em adega. Nestes projetos arquitetônicos, mostro inspirações de como é possível montar uma adega em casa para quem investe nos vinhos.

Na adega assinada pelo escritório Arquitetare, das arquitetas Elaine Zanon e Claudia Machado, a cozinha gourmet é integrada ao espaço dos vinhos, trazendo um aspecto moderno ao projeto.

Adegas para Casa

Fotos: Nenad Radovanovic

Uma outra ideia passa a integrar a adega como decoração da casa. No projeto abaixo, assinado por Priscila Müller, a adega inteira de vidro demonstra um verdadeiro amante de vinhos.

Adegas para Casa

Foto: Eduardo Macarios

Casas com grandes espaços dão a possibilidade de criar uma adega para grandes volumes. No caso abaixo, o espaço para mais de 1,3 mil garrafas fica entre o living e a sala de jantar, em projeto de um apartamento desenvolvido pela arquiteta Priscilla Müller.

Adegas para Casa

Foto: Eduardo Macarios

Os arquitetos Fabio Basani e Tulio Xenofonte trouxeram o luxo a um apartamento de 50m², com um projeto de adega climatizada deixando os melhores rótulos à vista.

Adegas para Casa

Já o Studio AG implementou uma adega ao lado do bar da sala, trazendo harmonia no espaço. O projeto trouxe charme e funcionalidade ao ambiente.

Adegas para Casa

Projeto Studio AG Arquitetura

Para opções com menos investimento, temos o projeto da casa assinado pela Tria Arquitetura. Nesse sentido, a pequena sala de estar foi complementada com uma também pequena adega elétrica.

Esta é uma opção mais em conta, onde você compra a adega já pronta e encaixa em seu projeto arquitetônico. Por conseqüência, não há gastos de implementação.

Adegas para Casa

Foto: Alessandro Guimarães

Como Conservar o seu Vinho?

Abriu o vinho, mas não bebeu inteiro?? Não tem problema, o João conta aqui como preservar o seu vinho após aberto.

Não deixe de acompanhar outras ideias para casa aqui no blog e não deixe de fazer o teste se você é um verdadeiro amante de vinhos.

Share

Ex Limão com Alecrim, formada em gastronomia, apaixonada por esportes, vinho, boa gastronomia e viagens.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: